FTL: Faster Then Light (PC/MAC)

Kickstarter entregou seu primeiro filho. Em 27 de fevereiro de 2012, dois jovens desenvolvedores iniciaram um projeto Kickstarter com o qual queriam aumentar 10 mil dólares para a criação de uma simulação espacial de roguelike. Seu objetivo é recriar a atmosfera da galáxia. "No entanto, eles levantaram 200 mil dólares contra suas expectativas. Com este orçamento, nada poderia detê-los para tornar seu tagline realidade. 7 meses depois, a data de lançamento está aqui.
Roguelikes são uma fonte maravilhosa de histórias emocionantes, mas quase exclusivamente dramáticas. O gênero está no seu melhor quando deu ao jogador uma experiência de jogo compacta e emocionante no final de sua sessão de jogo. Isso parece mais fácil do que é, já que todos os que iniciam um novo jogos legais online sabem o resultado: perda. Permadeath é um elemento crucial de cada roguelike e FTL. O truque é, portanto, fazer a jornada para esse final inevitável (a menos que você conheça o jogo) tão interessante e emocionante quanto possível. Como o Subset Games escolheu claramente o tema da ópera espacial, esta jornada é quase sempre fascinante e diferente com cada jogada, graças a esse outro hobbyhorse de roguelikes: aleatoriedade. O universo através do qual você tem que ver o seu caminho através de cada turno nunca é o mesmo duas vezes.Nada que eu não possa lidar aqui.
Este universo consiste em dois grandes elementos de jogabilidade. Por um lado, é um jogo de aventura, onde você consegue um cenário apresentado após cada salto. Às vezes, o jogador oferece uma escolha (como salvar ou não escravos das mãos de seus mestres), outra vez não há outra opção além de lutar contra outros navios espaciais. O jogo tem um grande número desses eventos e só depois de alguns jogos eles começam a se repetir. Este é também um primeiro ponto de crítica: depois de algumas horas, essas escolhas de aventura se tornam apenas uma parte mecânica e perdem seu objetivo original de envolver o jogador na história (já está em forma de bolacha). No entanto, isso é mais uma conseqüência do gênero roguelike do que do próprio jogo. No entanto, algumas dessas escolhas poderiam ter sido aprofundadas para dar ao jogador uma sensação de liberdade de escolha. Desta forma, certos cenários sempre se desenrolarão da mesma forma e rapidamente se tornará uma questão de escolher a resposta mais vantajosa do que realmente jogar roleplay.
O segundo e mais importante elemento de jogabilidade é o próprio combate. Isso parece simples na superfície, mas tem profunda complexidade. O velho ditado "fácil de aprender, difícil de dominar" está certamente em questão aqui. O jogador tem que gerenciar quase todas as partes de sua nave espacial de forma eficiente. Isso vai de coisas simples como disparar armas (e escolhê-las de um arsenal muito grande), sobre a tripulação viajando para detalhes, como manter o oxigênio necessário. As lutas muitas vezes se tornam um truque de malabarismo com todos esses elementos, porque as coisas podem dar errado e, neste jogo, as coisas geralmente são rápidas e difíceis. Um fogo nos filtros de oxigênio? Não há problema, vou enviar o meu especialista shiels para extinguê-lo. Claro, apenas naquele momento um foguete atinge minha defesa e coloca meus escudos plana. Em seguida, envie meu engenheiro de armas para os escudos. Enquanto isso, nosso amigo que tem que apagar o fogo não controla a situação e eu mandei-o para o medbay para corrigir-se. Tenho a brilhante idéia de deixar todo o oxigênio de alguns compartimentos aspirar para que o fogo não possa se espalhar mais. Naquele momento, meu inimigo escolhe teletransportar alguns de seus homens para o meu engineroom. Não posso, é claro, defender isso, porque o caminho para o qual acabei de fechar para mim (mas também para eles, felizmente) por meio de colocar o navio sem oxigênio. Peça de motores, peça de filtro de oxigênio, escudos em meia capacidade e armas que funcionam muito devagar. Em uma tentativa desesperada final, tento disparar alguns foguetes sobre sistemas vitais do meu inimigo, mas, infelizmente, em alguns segundos, meu navio mudou de uma nave espacial malvada para um olhar de metal atrapalhado e aspirado a vácuo pronto para a pilha de sucata .A merda ficou real.
A coisa fantástica sobre a FTL, no entanto, é que esses cenários de desastre continuam a ser divertidos. Afinal, você sabe que eles são inevitáveis. Pessoalmente, levou-me sete playthroughs para ver o fim do jogo, de forma fácil (além do nível de dificuldade recomendado para começar, para que você possa desbloquear algumas atualizações cruciais). Uma obrigação para veteranos e recém-chegados ao gênero roguelike.

© 2017 Antônio Alencar. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora